Por que fazer ensaio de pré wedding? Onde que é um lugar bom/bonito? Quantas e quais roupas a gente usa? Será que vai fazer muito calor? E se chover? Meu noivo detesta foto, como faz?
Antes de tudo, quero dizer pra vocês: ser fotografado é uma experiência muito legal e também exige um certo comprometimento! Mas, calma, é pra isso que resolvi escrever sobre o ensaio fotográfico. Vou contar pra vocês um pouquinho de como funciona uma sessão de fotos e tentar responder as dúvidas que mais chegam pra mim nas conversas.
O ensaio de pré-casamento é muito mais que algumas fotos bonitas. É nosso primeiro contato profissional. Uma forma divertida de criar conexão entre o casal e também entre o casal e o fotógrafo. Além de ser uma oportunidade de ter fotos profissionais a dois e um registro do período de noivado.
O dia da sessão consegue trazer um pouco da atmosfera do que vai ser o grande dia. A autoestima e a confiança se elevam e isso vai refletir diretamente na cerimônia para que façamos registros espontâneos, divertidos e que refletem a essência verdadeira de vocês.
O ensaio é uma pausa necessária em meio aos preparativos. É a chance de desacelerar, curtir um ao outro e renovar as energias para o casamento. Isso se reflete em fotos leves e espontâneas.
Outro ponto poisitivo, o pré wedding é uma maneira de gerar conteúdo para o site dos convidados, para convites e decorações.
A maioria das pessoas que entram em contato comigo nunca fizeram uma sessão de fotos profissionais e não fazem ideia de como é divertido e marcante nas suas vidas. Vocês vão levar aquelas fotos pra sempre e dar boas risadas quando ver tudo pronto. Vão se sentir muito bem e muito bonitos e, no futuro, vão lembrar de como a moda daquela época era diferente. No caso dos homens, corre o risco de sentir saudades de cabelos que podem não existir mais... Hahah
Brincadeiras à parte, primeiramente, para se preparar para o dia da sessão, vou deixar algumas dicas do que fazer para organizar melhor as ideias, se sentir mais seguro(a) e acalmar a ansiedade:
1 - Procurem algumas referências de fotos que vocês já viram e gostaram e me mostrem. Me contem, também, como vocês pensam em adaptar essas referências para o estilo de vocês;
2 - Separem com antecedência roupas que vocês querem usar na sessão. Mais abaixo há um tópico sobre os looks;
3 - Sempre conversem comigo sobre quais ângulos vocês se sentem melhor e quais preferem evitar. É muito importante que vocês se sintam bem ao se verem;
4 - Confiem em mim! Hahah a confiança é importante para que o resultado seja o esperado ou, melhor ainda, para que supere as expectativas! No começo da sessão, tudo é um pouco mais travado, mas ao longo do ensaio vai ficando cada vez mais divertido!
5 - Muita gente não acredita, mas ser fotografado é bem cansativo. Por isso, no dia da sessão, se alimentem bem, descansem, tirem o dia para cuidar de vocês. Não se preocupem com possíveis atrasos, isso vai atrapalhar o cabelo e a maquiagem rsrs. O dia da sessão de fotos é o SEU dia, o dia de VOCÊS e mais nada importa.
Sobre o nosso "lead fotográfico" no primeiro parágrafo, gosto de deixar vocês escolherem o local de preferência. Claro, posso orientar caso tenham dúvidas, mas nada melhor que fazer a sessão em um lugar que a gente se sinta bem, não é mesmo? Casa da vó, da mãe, do pai, do tio... sítio da família, praça onde teve o primeiro beijo, boate (por que não?) onde se conheceram. O importante é que aquela sessão conte a história de vocês, nem que ela seja escrita lá. E se quiserem um local com flores, paisagem bonita e mais conforto, conta pra mim! Vamos olhar sítio, pousada, hotel, o que for preciso, para que melhor se encaixe com o que vocês desejam.
Quanto ao calor e a chuva, a Deus pertence... O que podemos fazer, em caso de calor, é se hidratar bastante, chegar com tempo para não precisar correr e passar protetor solar! Em caso de chuva, também vamos cedo para aproveitar os momentos de estiagem. Mas, se eles não vierem, vamos aproveitar locais cobertos e também fazer fotos na chuva, por que não?
Seu noivo detesta foto, não é mesmo? Ouço isso direto e reto... Eu te faço um desafio: se ele não gostar da sessão e das fotos, fale com ele que você vai dar de presente um fardo de cerveja ou um jantar com o prato preferido dele! (lembra da dica 4 ali em cima? Pois é...).
Sobre as roupas, quanto menos, mais eficiente! Calma! Não tô falando de pouca roupa rsrs, mas, sim, poucas trocas de roupa. Não sabemos a distância que teremos do local da foto e o local da troca. Não sabemos nem se teremos lugar apropriado pra troca! É cansativo e demorado. Por isso, a escolha dos looks é importante e aqui vão algumas dicas:
Vocês devem escolher roupas confortáveis e deixem vocês mais à vontade. Também é legal se perguntar se a roupa escolhida vai continuar agradável daqui alguns anos.
Roupas lisas e sólidas funcionam melhores que roupas estampadas. É um tipo de look que não tem erro, mas temos que tomar cuidado com a cor escolhida e a locação em que iremos fotografar. Cores escuras em ambientes terrosos e/ou fechados podem fazer você sumir.
Se gostarem de estampas, opte por estampas pequenas e monocromáticas (uma cor apenas, ou preto e branco). Lembrem-se, sempre, da locação escolhida e se a cor ou a estampa vão combinar com aquele ambiente
Conversem sobre os looks. É importante que a roupa da noiva combine com a do noivo. E não necessariamente precisa ser da mesma cor. Tenha em mente: A locação onde irão rolar as fotos impacta diretamente nas roupas que vocês devem escolher
E, novamente, reforço que o mais importante é seguir o seu estilo e se sentir confortável! Nada impede que vocês usem um look mais esportivo ou praiano, por exemplo, com camisetas de times de futebol, ou regatas e bonés, desde que ambos concordem em estar trajados do mesmo tipo de roupa.
Gostou do post? Manda o link pra uma amiga ou um amigo que precisa saber desses detalhes! Ficou alguma dúvida? Me chama no WhatsApp e vamos trocar uma ideia
Saúde e paz!